site desenvolvido por anverso comunicação e : ) sites 

PÔSTER EIXO TEMÁTICO 1

Língua(s), discurso, ensino

Coordenação: Dirce Jaeger (UPE) e Washington Silva de Farias (UFCG)

Ementa: Este eixo reúne trabalhos que analisem fatos discursivos relacionados ao domínio do ensino, tendo como referencial teórico e analítico a Análise do Discurso de matriz pecheuxtiana, de forma exclusiva ou em seus diálogos possíveis com outros campos. Pretende, assim, acolher investigações que problematizem processos de produção de sentidos, a partir de diferentes materialidades significantes, sobre objetos, sujeitos, instrumentos e práticas de ensino em várias áreas disciplinares.

Trabalhos:

As Condições de Produção do Saber Metalinguístico: Da Tradição Ocidental ao Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas

Abraão Janderson dos Santos Amaral

Discursos estabilizados e (des)legitimação: o imaginário sobre as práticas de escrita do sujeito surdo na EJA

Adalgisa Aparecida de Oliveira

Paraolimpíada ou paralimpíada: uma questão de disputa ortográfica?

Clevisvaldo Pinheiro Lima

A instituicionalização das políticas públicas de leitura no Brasil sob a ótica da análise do discurso

Eliane Cristina Dalcico

Da organicidade ao funcionamento da língua: uma proposta de ressignificação no estudo de sintaxe para o ensino fundamental

Ezilda Rosania Conceição Netto Beloni

A reforma do Ensino Médio: o discurso de uma educação voltada para o mercado de trabalho

Fábia Cristina Sales Neves e Leidilene de Souza Rodrigues

Gestos de leitura e escrita na escola: a textualização de memes no imbricamento de diferentes materialidades significantes

 Flávia Ferreira Santana

Liberdade de escolha em condições limitadas no “Novo” Ensino Médio

Josenilda Rodrigues de Lima

Pelo avesso do bordado: partilhas sobre uma proposta de ensino de literatura para surdos no ensino médio do CAP-INES

Lívia Letícia Belmiro Buscácio

Marcas Discursivas do Cotidiano na Tessitura da Profissionalidade de Professoras dos Anos Iniciais

Priscilla Maria Silva do Carmo Pontes

 

O escritor como arquiteto: Alencar e a construção de uma identidade nacional

Raphael Mendes da Silva

A Gramática na perspectiva discursiva: os efeitos de sentido do diminutivo

Rosiveth Aparecida do Espírito Santo

A Docência e o “acontecimento” do Estágio Curricular: uma análise discursiva do processo de movência de sentidos

Sandra Regina de Moura

Práticas de alfabetização e de assunção da autoria sob a perspectiva da Análise do Discurso

Susane Andrade Rodrigues

Imagens dos sujeitos autor e destinatário da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Tatiana Simões e Luna

Docência e permanência na escola: a heterogeneidade do discurso pedagógico e a fragmentação do sujeito em análise

Valéria da Silva Silveira

A análise de discurso e o ensino: trabalho de leitura da HQ Persépolis no ensino fundamental

Vanessa Vilagrand Martini