
PÔSTER EIXO TEMÁTICO 1
Língua(s), discurso, ensino
Coordenação: Dirce Jaeger (UPE) e Washington Silva de Farias (UFCG)
Ementa: Este eixo reúne trabalhos que analisem fatos discursivos relacionados ao domínio do ensino, tendo como referencial teórico e analítico a Análise do Discurso de matriz pecheuxtiana, de forma exclusiva ou em seus diálogos possíveis com outros campos. Pretende, assim, acolher investigações que problematizem processos de produção de sentidos, a partir de diferentes materialidades significantes, sobre objetos, sujeitos, instrumentos e práticas de ensino em várias áreas disciplinares.
Trabalhos:
As Condições de Produção do Saber Metalinguístico: Da Tradição Ocidental ao Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas
Abraão Janderson dos Santos Amaral
Discursos estabilizados e (des)legitimação: o imaginário sobre as práticas de escrita do sujeito surdo na EJA
Adalgisa Aparecida de Oliveira
Paraolimpíada ou paralimpíada: uma questão de disputa ortográfica?
Clevisvaldo Pinheiro Lima
A instituicionalização das políticas públicas de leitura no Brasil sob a ótica da análise do discurso
Eliane Cristina Dalcico
Da organicidade ao funcionamento da língua: uma proposta de ressignificação no estudo de sintaxe para o ensino fundamental
Ezilda Rosania Conceição Netto Beloni
A reforma do Ensino Médio: o discurso de uma educação voltada para o mercado de trabalho
Fábia Cristina Sales Neves e Leidilene de Souza Rodrigues
Gestos de leitura e escrita na escola: a textualização de memes no imbricamento de diferentes materialidades significantes
Flávia Ferreira Santana
Liberdade de escolha em condições limitadas no “Novo” Ensino Médio
Josenilda Rodrigues de Lima
Pelo avesso do bordado: partilhas sobre uma proposta de ensino de literatura para surdos no ensino médio do CAP-INES
Lívia Letícia Belmiro Buscácio
Marcas Discursivas do Cotidiano na Tessitura da Profissionalidade de Professoras dos Anos Iniciais
Priscilla Maria Silva do Carmo Pontes
O escritor como arquiteto: Alencar e a construção de uma identidade nacional
Raphael Mendes da Silva
A Gramática na perspectiva discursiva: os efeitos de sentido do diminutivo
Rosiveth Aparecida do Espírito Santo
A Docência e o “acontecimento” do Estágio Curricular: uma análise discursiva do processo de movência de sentidos
Sandra Regina de Moura
Práticas de alfabetização e de assunção da autoria sob a perspectiva da Análise do Discurso
Susane Andrade Rodrigues
Imagens dos sujeitos autor e destinatário da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Tatiana Simões e Luna
Docência e permanência na escola: a heterogeneidade do discurso pedagógico e a fragmentação do sujeito em análise
Valéria da Silva Silveira
A análise de discurso e o ensino: trabalho de leitura da HQ Persépolis no ensino fundamental
Vanessa Vilagrand Martini