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SIMPÓSIO X

O político-ideológico no ensino de língua(s)

Coordenação: Marisa Grigoletto (USP) e Claudia Castellanos Pfeiffer (UNICAMP)

 

Ementa: Partindo do pressuposto, para a análise de discurso, de que todo discurso é político e que a ideologia se articula à língua e, portanto, atravessa o discurso, este simpósio tem por objetivo discutir modos de funcionamento do político-ideológico em discursos sobre ensino e aprendizagem de língua(s), no tocante aos seguintes temas, entre outros: política de línguas e políticas linguísticas, o discurso das e sobre as práticas pedagógicas, o discurso dos e sobre os materiais didáticos, imagens de professor e de aluno, modos de subjetivação à(s) língua(s) e processos de identificação. Particularmente, queremos enfatizar o funcionamento ideológico do consenso na contemporaneidade e seus efeitos nos discursos sobre ensino-aprendizagem, levando em consideração também, em consonância com o tema geral desta edição do SEAD, o funcionamento de contradições, silenciamentos e possíveis formas de resistência nesses discursos.

Trabalhos:

O sujeito urbano escolarizado e as políticas de línguas: de pobre a excluído

Mariza Vieira da Silva (UNICAMP)  

 

Sentidos de legitimação do ensino bilíngue português-inglês: efeitos do discurso institucional

Laura Fortes (UNILA)  

 

O político-ideológico na (nova) Base Nacional Curricular Comum: uma análise discursiva das 'competências' e 'habilidades'

Juciele Pereira Dias (UNIVÁS)

Luciana Nogueira (UNIVÁS)

 

Reforma do ensino médio – divisões, disputas e interdições de sentidos

Claudia Pfeiffer (UNICAMP)

Marisa Grigoletto (USP)

 

Política de Estado: modos de dizer para a formação docente

Ana Di Renzo (UNEMAT)  

Ana Luiza Artiaga R. da Motta (UNEMAT)