site desenvolvido por anverso comunicação e : ) sites 

SIMPÓSIO II

Discurso, política, ensino

Coordenação:  Maria Onice Payer (CNPq) e Marisa Grigoletto (USP)

 

Ementa: Partindo do pressuposto de que todo discurso é político, de que o político atravessa o discurso, este simpósio propõe refletir sobre o processo de produção de sentidos em seu entrelaçamento com o ensino, em torno dos seguintes eixos: considerações discursivas sobre políticas de ensino na conjuntura sócio-econômico-política atual; implicações da teoria do discurso para políticas, projetos e experiências de ensino; o ensino de línguas a partir da AD. Deste modo, o simpósio acolherá pesquisas sobre políticas de ensino e política linguística, ensino e conjuntura política, ideologia, discurso e ensino, incluindo o de línguas, produção de sentidos, memória e resistência no ensino. Os objetivos são pensar o discurso, a política e o ensino nas atuais condições de produção e discutir o funcionamento do múltiplo, do polêmico, dos deslocamentos em face aos processos de saturação (ideológica) do sentido e sua relação com a “(re)produção-transformação das relações de produção” no campo do ensino e seus dispositivos.

Trabalhos:

Um olhar discursivo  sobre a "Sala de Professores" na Revista Nova Escola: relações entre memória e educação

Dóris Maria Luzzardi Fiss e Lucas Carboni Vieira

Escrita e autoria na língua do outro: língua, discurso e resistência(s)

Fabiele Stockmans De Nardi e Mizael Inácio do Nascimento

A reconfiguração identitária do sujeito no entremeio das línguas e seus efeitos no processo de ensino

Giovani Forgiarini Aiub

O funcionamento da ideologia no processo de discursivização da BNCC: sentidos em disputa e posições-sujeito em confronto em “valorizar” e “utilizar”

Jussana Daguerre Lopes

No entremeio de práticas científicas, políticas e pedagógicas: uma proposta de ressignificação do ensino de gramática

Maristela Cury Sarian

Gestos de/no ensino

Maria Onice Payer

Suplentes

1 I Análise do Discurso e ensino: práticas de autoria na escola*

Andréa Rodrigues, Mariana Vieira Domingues e Marcos André de Oliveira Moraes

2 I As formas do discurso pedagógico atual e suas implicações para o ensino de línguas*

Carolina Fernandes

* Pôster Eixo Temático 1 l ** Pôster Eixo Temático 4