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SIMPÓSIO IX

Discurso, análise, condições de produção

Coordenação: Verli Petri (UFSM) e Maria Teresa Celada (USP)

 

Ementa: Este simpósio tem como objetivo trabalhar em suas diversas facetas a relação discurso / condições de produção, tão cara à AD desde sua fundação, em 1969. Nesse sentido consideramos relevante tomá-la numa determinada inflexão, privilegiando o espaço constituído como América Latina – em sua específica inserção no mundo capitalista – por pensar que nesse contexto se torna premente estudar os discursos em circulação, problematizando a circunstancialização que neles opera. À relação discurso/condições de produção associa-se uma constelação de conceitos, tais como: o político, a exterioridade, o par história/historicidade, a memória discursiva. Este simpósio acolherá reflexões que recuperem essa linha conceitual e a aprofundem com o propósito de explorar os modos de operacionalizar a análise do funcionamento da exterioridade no interior de um corpus discursivo (COURTINE, 2009) quando abordado a partir de uma determinada pergunta ou objeto de pesquisa.

Trabalhos:

O humor na imprensa brasileira do Século XIX: a composição de um corpus

Alan Lobo de Souza

Do dizer que não cessa de se inscrever: condições de produção e o "fantasma do comunismo"

Flavio da Rocha Benayon, Felipe Augusto Santana do Nascimento e Renata Ortiz Brandão

O sujeito discursivizado como empresa no Youtube: trabalho e condições (digitais) de produção

Guilherme Adorno e Luciana Nogueira

Condições de produção e política de memória:  o Museu do Holocausto de Curitiba

Maria Cleci Venturini e Verli Petri

Intervenções no espaço público da linguagem - O movimento #FicaEspanhol SP

Jorge Rodrigues de Souza Junior e Maria Teresa Celada

Suplentes

1 I A re(significação) do discurso conservador no Brasil*

Mário Jorge Pereira da Mata

2 I Do humanitário ao político: condições de produção do acolhimento dos refugiados venezuelanos no Brasil*

Camila da Silva Lucena

3 I 100 milhões de sujeitos, que força eles têm? Uma análise da discursividade das campanhas de emissoras de TV entre “uns” e “outros” milhões**

Ana Paula Santos de Oliveira e Luciano Luiz Araujo

* Pôster Eixo Temático 4 / ** Pôster Eixo Temático 5