top of page

HISTÓRICO DO SEAD

I SEAD
II SEAD
III SEAD
IV SEAD
V SEAD
VI SEAD
VII SEAD
VIII SEAD
IX SEAD
x sead

Nas suas dez edições – e sob a perspectiva das que ainda virão, mantendo seu caráter bianual – o SEAD seguiu basicamente a mesma proposta: o aprofundamento teórico e analítico das noções caras aos analistas do discurso, com uma interlocução com outras áreas com que esta disciplina faz fronteira, como Arte, Psicanálise, História, Antropologia, Filosofia, Jornalismo, Sociologia, Ciência Política, Literatura.

 

 

I SEAD (10 a 13 de novembro de 2003)

Michel Pêcheux e Análise do Discurso: uma relação de nunca acabar
A primeira edição do SEAD ocorreu em novembro de 2003, e teve como tema Análise de Discurso e Michel Pêcheux – uma relação de nunca acabar. A concepção e organização desse primeiro evento envolveram um grupo de analistas de discurso, entre professores e alunos, em torno do projeto de vida de Michel Pêcheux, que envolve pesquisa e militância, bem como resistência teórica e política. O SEAD iniciou, portanto, como uma homenagem ao fundador e principal formulador da Análise do Discurso (AD), cuja teoria reflete e ressoa nos constantes embates materializados pela relação entre a língua, a história e o sujeito.

Publicações:

  • INDURSKY, Freda; LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina (org.). Michel Pêcheux & Análise do Discurso: uma relação de nunca acabar. São Carlos: Clara Luz, 2007. 304 p. ISBN 858863830-4.

  • Anais do I SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso [recurso eletrônico] – Porto Alegre : UFRGS , 2003.

II SEAD (31 de outubro a 04 de novembro de 2005)

O campo da Análise do Discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites

Dois anos depois, em 2005, a segunda edição do SEAD teve como eixo temático O campo da análise de discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. Em vista disto, as  mesas-redondas abordaram como tema os entrelaçamentos da Análise do Discurso com outras disciplinas, mais especificamente, História, Filosofia e Psicanálise, ficando a cargo dos simpósios temáticos o debate das principais noções de AD e seus desdobramentos no Brasil. Na conferência de abertura, Eni Orlandi e o psicanalista Joel Birman apresentaram a noção de sujeito (do discurso) na contemporaneidade.

Publicações:

  • INDURSKY, Freda; LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina (org.). Análise do Discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. São Carlos: Clara Luz, 2007. 400 p. ISBN 978-85-88638-32-7.

  • Anais do II SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso [recurso eletrônico] – Porto Alegre : UFRGS , 2005.

 

III SEAD (29 de outubro a 01 de novembro de 2007)

O discurso na contemporaneidade: materialidades e fronteiras
A terceira edição, ocorrida em 2007, com o tema O Discurso na Contemporaneidade: materialidades e fronteiras, buscou dar maior visibilidade aos vínculos e filiações, evidenciando cumplicidade com as demandas contemporâneas do discurso, novamente considerando a questão das fronteiras, mas não somente no aspecto territorial, enquanto um demarcador epistemológico, mas também no aspecto material, em sua dimensão metodológica.

Publicações:

  • INDURSKY, Freda; LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina; MITTMANN, Solange (org.). O discurso na contemporaneidade: materialidades e fronteiras. São Carlos: Clara Luz, 2009. 464 p. ISBN 978-85-88638-44-0.

  • Caderno de resumos do III SEAD - O Discurso na Contemporaneidade: Materialidades e Fronteiras. Porto Alegre: UFRGS, 2007. 98 p.

  • Anais do III SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso [recurso eletrônico] – Porto Alegre : UFRGS , 2007.

IV SEAD (10 a 13 de novembro de 2009)

1969-2009: Memória e história na/da Análise do Discurso

1969 – 2009: Memória e história na/da Análise do Discurso foi o tema da quarta edição do SEAD, em 2009, marcando os 40 anos de surgimento institucional da Análise de Discurso na França, com a publicação de Analyse Automatique du Discours, de Michel Pêcheux, e com a edição da revista Langages, organizada por Jean Dubois. Centrado em torno da importância desse acontecimento, os analistas do discurso trabalharam as noções de história e memória, tanto no que concerne à própria Análise do Discurso enquanto área de saber, quanto no que concerne às especificidades e implicações dessas noções enquanto constituintes do dispositivo teórico.  Os encontros desta edição retomaram questões como, sujeito, ideologia, interdiscurso, abrindo espaço para incluir novas demandas, como aquelas ligadas a linguagens contemporâneas, ensino e dispositivo metodológico.

Publicações:

  • INDURSKY, Freda; MITTMANN, Solange; LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina (org.). Memória e história na/da análise do discurso. Campinas: Mercado das Letras, 2011. 335 p. ISBN 978-85-7591-196-9.

  • INDURSKY, Freda; MITTMANN, Solange (org.) A pesquisa em Análise do Discurso no PPG – Letras / UFRGS e sua expansão institucional. Organon, Porto Alegre, n. 48, v. 24, jan./jun. 2010. ISSN 0102-6267.

  • MITTMANN, Solange (org.). Caderno de resumos do IV SEAD - 1969-2009: Memória e história na/da Análise do Discurso. Porto Alegre: UFRGS, 2009. 105 p.

  • Anais do IV SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso [recurso eletrônico] – Porto Alegre : UFRGS , 2009.

V SEAD (20 a 23 de setembro de 2011)

O acontecimento do discurso: filiações e rupturas

Em 2011, já reconhecido como um dos principais encontros nacionais da área, o V SEAD, sob a temática O acontecimento do discurso: filiações e rupturas, promoveu o debate sobre o percurso, os deslocamentos e as repercussões da Análise do Discurso no Brasil e na França, discutindo noções teóricas caras aos analistas, como formações ideológicas e discursivas, sujeito, acontecimento, interdiscurso, real, entre outras. Seu principal objetivo foi discutir os desdobramentos dos conceitos-chaves da teoria do discurso, preconizada por Michel Pêcheux, bem como travar uma interlocução com as principais áreas que constituem o imbricamento teórico-epistemológico da AD, tais como Arte, Psicanálise, História, Literatura e Jornalismo.

Publicações:

  • INDURSKY, Freda; MITTMANN, Solange; LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina (org.). O acontecimento do discurso no Brasil. Campinas: Mercado das Letras, 2013. 336 p. ISBN 978-85-7591-295-9

  • MITTMANN, Solange; BORBA, Lívia Schleder; PAVAN, Paula Daniele (orgs.). Caderno de resumos O acontecimento do discurso: filiações e rupturas. Porto Alegre: 2011. 133 p.

  • Anais do V SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso [recurso eletrônico] – Porto Alegre : UFRGS , 2011.

 

VI SEAD (15 a 18 de outubro de 2013)

1983-2013 – Michel Pêcheux: 30 anos de uma presença

1983-2013 - Michel Pêcheux: 30 anos de uma presença foi o tema da sexta edição, realizada em 2013, no qual o nome do fundador da Análise do Discurso retorna, marcando a filiação que constitui a área. O subtítulo - 30 anos de uma presença - mostra que as pesquisas nessa perspectiva realizadas aqui no Brasil nunca perderam de vista a filiação com seu fundador. Para discutir essa temática, a programação do evento contemplou, em suas mesas-redondas e simpósios temáticos, a relação teórica entre a Análise do Discurso e áreas afins, como arte, literatura, ensino, tecnologias e psicanálise.

Publicações:

  • INDURSKY, Freda; MITTMANN, Solange; LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina (org.). Análise do Discurso: dos fundamentos aos desdobramentos – 30 anos de Michel Pêcheux. Campinas: Mercado das Letras, 2015. 368 p. ISBN 978-85-7591-384-0.

  • Anais do VI SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso [recurso eletrônico] – Porto Alegre : UFRGS , 2013.

 

VII SEAD (13 a 15 de outubro de 2015)

Análise do Discurso e sua história: avanços e perspectivas

Em 2015, em sua sétima edição, realizado pela primeira vez no Nordeste do País, o evento teve como tema A Análise do Discurso e sua história: avanços e perspectivas. As discussões, que se organizaram em torno da conferência de abertura, de 10 simpósios temáticos, de 2 mesas-redondas e 2 sessões de pôsteres, colocaram em questão a necessidade, ao mesmo tempo, de se pensar a história da Análise do Discurso seguindo a trajetória trilhada por Michel Pêcheux, e de se observar os avanços dessa perspectiva teórica construídos aqui no Brasil.

Publicações:

VIII SEAD (12 a 15 de setembro de 2017)

O político na Análise do Discurso: contradição, silenciamento, resistência

O político foi o tema da oitava edição do SEAD, realizada em 2017, na Universidade Federal de Pernambuco, intitulada Análise do Discurso: contradição, silenciamento, resistência. O conjunto de trabalhos apresentados nessa edição fizeram uma retomada do lugar teórico, bem marcado por Michel Pêcheux desde os textos fundadores da Análise do Discurso, que colocam o político como elemento fundante dos movimentos da língua e dos sujeitos no espaço do discurso. Fazendo trabalhar a relação constitutiva entre a língua, o sujeito e a história, marcada pelas contradições, silenciamentos e resistências, é que os pesquisadores presentes trouxeram à tona a discussão proposta como eixo central do evento, ou seja, o atravessamento do político nas práticas de linguagem.

Publicações:

  • GRIGOLETTO, Evandra; DE NARDI, Fabiele Stockmans; SILVA SOBRINHO, Helson da (org.). Silêncio, memória, resistência: a política e o político no discurso. Campinas: Pontes Editores, 2019. 423 p. ISBN 978-85-7113-766-0.

  • GRIGOLETTO, Evandra; DE NARDI, Fabiele Stockmans; SILVA SOBRINHO, Helson da (org.). Sujeito, sentido, resistência: entre a arte e o digital. Campinas: Pontes Editores, 2019. 277 p. ISBN 97885-217-0238-2.

  • Revista Investigações, Recife, v. 31, n. 2, 2018. Dossiê temático: Discurso, educação e política(s): retrocessos e resistências. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/issue/view/2713.

  • Anais do VIII SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso [recurso eletrônico] – Recife : UFPE , 2017.

  • Caderno de Resumos 

IX SEAD (11 a 14 de novembro de 2019)

A Análise do Discurso e suas condições de produção: 1969-2019

A 9ª edição, realizada em 2019, teve como tema geral A Análise do Discurso e suas condições de produção: 1969-2019, como forma de marcar os 50 anos do surgimento da teoria, mostrando o legado de Michel Pêcheux, sua atualidade e papel na consolidação da Análise do Discurso no Brasil.

Publicações:

  • GRIGOLETTO, Evandra; DE NARDI, Fabiele Stockmans; SILVA SOBRINHO, Helson da (org.). Ousar se revoltar: Michel Pêcheux e a Análise do Discurso no Brasil. Campinas: Pontes Editores, 2021. 287 p. ISBN 978-65-5637-292-1.

  • Anais do IX SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso [recurso eletrônico] – Recife : UFPE , 2019.

 

X SEAD (03 a 22 de outubro de 2021)

Entre atualidade e memória

A 10ª edição, em 2021, resgatou a história do próprio evento com o tema geral Seminário de Estudos em Análise do Discurso: entre atualidade e memória. Foi marcada pelo desafio de sua realização em formato totalmente remoto devido à pandemia de Covid-19. Durante 3 semanas, contou com conferência de abertura, 9 simpósios temáticos, 2 mesas-redondas, 6 sessões coordenadas, conferência de encerramento e balanço do evento, com apresentações culturais nos intervalos entre as atividades. 

Publicações:

  • Anais do X SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso [recurso eletrônico] – Recife : UFPE , 2021.

Confira também a programação e nosso Mural de Memórias.

 

bottom of page