top of page
4sead.jpg

IV SEAD (2009)

1969-2009: Memória e história na/da Análise do Discurso

  • Painéis

Relação entre línguas: a língua portuguesa no interior de uma heterogeneidade linguística
Adriana da Silva (UFSCar)

O projeto político pedagógico: espaço de uma formação discursiva própria da escola?
Adriana Fernandes (UFSM)

Funcionamento da autoria e os efeitos de memória no processo discursivo de reformulação de livros
Adriana Pozzani de La Vielle e Silva (UFRGS)

Uma leitura enunciativo/discursiva de textos da política Nacional da Igualdade Racial (PNIR): na tensão da reescritura
Águeda Aparecida da Cruz Borges (UNICAMP /UNEMAT/UFMT)

Brasileiros entre línguas: efeitos de memória discursivas
Aline Pegoraro (UNIPAMPA)

Línguas, significação e sentido: uma questão de acontecimento
André Stefferson Martins Stahlhauer (UFSCar)

Discurso e leitura na avaliação educacional
Andressa Peres Teixeira (UFJF)

O corpo-produto perfeito: estratégias discursivas de beleza da revista Nova
Anelise Rublescki (UFRGS)

A interpretação e o tensionamento da memória pela memória no discurso jurídico
Angela Maria Plath da Costa (UFRGS)

Democracia no discurso de Lula sob o olhar da AD
Cândida de Oliveira (UNIJUÍ)

Memória e verdade nas distopias literárias
Carolina Dantas de Figueiredo (UFPE)

Análise do discurso e Direito: considerações acerca dos depoimentos testemunhais do/no processo penal
Carolina Salbego Lisowski (UFSM)

A constituição dos estudos sobre a linguagem nos anos 50 a partir da articulação entre a língua e a história
Caroline Mallmann Schneiders (UFSM)

Os sentidos das palavras portuñol/portunhol e spanglish/espaninglês no ciberespaço
Claudia Freitas Reis (UNICAMP)

Definição, descrição e nomeação em dicionários do século XIX
Daiane Siveris (UFSM)

Discurso e leitura na avaliação educacional
Daniela Werneck Ladeira Réche (UFJF)

A materialização dos processos de leitura e de interpretação na Internet: autoria ou reprodução do mesmo?
Dulce Beatriz Mendes Lassen (UFRGS)

A educação como palco de confrontos: o debate sobre as escolas itinerantes do MST
Elisa Marchioro Stumpf (UFRGS)

As entrelinhas do atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual intrafamiliar
Elizângela Patrício da Silva (UFAL)

Orientadora: Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante

A língua: causa do que falha na escrita do Beatnik pós-moderno
Elzira Yoko Uyeno (Unitau)

Brasileiros entre línguas: efeitos de memória discursivas
Ester Dias de Barros (UNIPAMPA)

Ato institucional número 5: ditos e silenciados do mais violento dos decretos
Eudes da Silva Santos (UFAL)

Dizeres do cordel: a formulação das questões sócio-históricas nos folhetos nordestinos
Fernanda Moraes D`Olivo (UNICAMP)

A forma-sujeito do/no discurso no processo metafórico de construção de sentidos do nome "português" na Argentina
Gabriel Leopoldino dos Santos (UNICAMP)

O funcionamento da negação na discursivização de uma enciclopédia on-line
Gláucia da Silva Henge (UFRGS)

Memória, arquivo e gênero do discurso: reflexões acerca da reconstrução da história.
Hélio Márcio Pajeú (UFSCar)

Discurso, mídia e resistência: a constituição de uma identidade de esquerda durante a ditadura militar brasileira.
Israel de Sá (UFSCar)

A responsividade no discurso do suspeito: evidências da entrevista do casal Nardoni ao Fantástico
Jael Sânera Sigales Gonçalves (UCPEL)

Discursivizações sobre Ayrton Senna: o acirramento da brasilidade
João de Deus Leite (UFU)

Aspectos da emergência da AD no Brasil
João Marcos Mateus Kogawa (UNESP)

Uma análise do discurso humorístico de South Park
José Sterza Justo (UNESP)

Orientadora: Lucília Maria Sousa Romão

Memória discursiva e memória da língua: sua funcionalidade no discurso de um descendente de imigrantes italianos
Juciane Ferigolo (UFSM)

Título: um lugar de representação do saber
Juciele Pereira Dias (UFSM)

Memória, história e “corrupção”: uma designação a partir da língua erudita no relatório final da CPMI dos Correios
Julio Cesar Machado (UFSCar)

As entrelinhas do atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual intrafamiliar
Lidiane dos Santos Barbosa (UFAL)

Discurso jurídico penal no Brasil: crime, memória, poder
Lucas do Nascimento (UFSCar)

A mulher sob o olhar de Arnaldo Jabor - uma análise de discurso
Luciano Luiz Araújo (UFAL)

O texto jornalístico em sala de aula: uma proposta de leitura e reflexão
Magda Regina Lourenço Cyrre (UNISINOS)

A língua na gramática de Rocha Lima
Marcia Ione Surdi (UFSM/UNICHAPECÓ)

Moderna gramática brasileira: a sintaxe como lugar de embate entre o político e o científico
Maria Iraci Sousa Costa (UFSM)

Orientadora: Amanda Scherer

Feminismo na Argentina dos anos 1970: um perigo para as filhas da pátria
Mariana Jafet Cestari (UNICAMP)

Sujeito e autoria: entre a unidade e a dispersão o efeito de fechamento
Mariele Zawierucka Bressan (UPF)

Contribuições do conceito de identificação imaginária lacaniana para a Análise do discurso
Mário Rafael Yudi Fukue (UPF)

A exclusão como efeito de sentido da inclusão digital
Maristela Cury Sarian (UNICAMP)

Uma análise do discurso humorístico de South Park
Mateus Pranzetti Paul Gruda (UNESP)

Legislativo de AL: ditos e silenciados no desfecho de uma greve de servidores
Mercia Sylvianne Rodrigues Pimentel (UFAL)

O discurso artistico da/na produção audiovisual: um estudo da materialidade contemporânea
Nádia Régia Maffi Neckel (UNICAMP/UnC)

Ato institucional número 5: ditos e silenciados do mais violento dos decretos
Natália Santos Freitas (UFAL)

Definição, descrição e nomeação em dicionários do século XIX
Nina Rosa Licht Rodrigues (UFSM)

As dualidades belo/bem e feio/mal na construção discursiva do Saci-pererê em Monteiro Lobato
Patrícia de Oliveira Pereira Lima (UCPel)

“Povo” no discurso de Lula: uma palavra, diferentes sentidos
Paula Daniele Pavan (UNIJUÍ)

Orientadora: Ercília Ana Cazarin

Análise do discurso e as relações de apropriação artística em ambiente virtual
Renan Belmonte Mazzola (UNESP)

Discurso policial: a subjetividade em boletins de ocorrência
Sérgio Nunes de Jesus (UFRGS)

Prefácios gramaticais pós-NGB - estabelecendo caminhos
Thaís de Araújo da Costa (UERJ)

Orientadora: Vanise Medeiros

Homossexualidade: quando o falar sobre se transforma em falar de si
Thiago Santos da Silva (UFSM)

Orientadora: Amanda Eloina Scherer

O imagético e o linguístico funcionando como dispositivos que acionam uma memória social
Vanessa Diânifer Lopes Paula (UFSM)

Blogoes fera: um espaço possível pela altenância das funções autor/leitor
Viviane Barriquello Basso (UFRGS)

bottom of page